Página inicial
Quem somos
Quem é nossa cobertura
Galeria de fotos
Galeria de vídeos (novo)
Sites que indicamos
Downloads
Livro de visitas
Fale conosco
Dicionário Bíblico
Artigos/ Estudos
A Rota do Sucesso
Agenda
Aliança e Cobertura Esp.
Colaboração/Propósito
Coluna dos adoradores
Como adquirir o CD
Comunidades no Orkut
Contatos e Convites
Dinâmica / Quebra Gelo
Discografia/Composição
Espaço Mulher
Estudos do Ap.Osmarino
Família/Casal/Jovens
Festas Bíblicas
Homens de Verdade
Igrejas Sob cobertura
Liderança
Missões
Músicas Cifradas
Notícias
Peças Teatral
Reflexões/ Meditações
Release / Ap. Osmarino
Seitas e Heresias
Seminários/Ap.Osmarino
Símbolos Judaicos
Teologia/Hist. Igreja
Visão Celular/Estudos
Bíblia Online
Escolha o Livro
Capítulo Versículo
Palavra(s):
Estatísticas
1822 estudos publicados
1 abençoado(s) conectados
13 colunistas - 229 fotos
103961 acessos


O Óleo Para Unção (Estudo)

Tipo: Símbolos Judaicos / Autor: Ap. Osmarino Araújo

A BÍBLIA E O PERFUME (estudos sobre óleo para unção)


A BÍBLIA E O PERFUME DE CRISTO

M I R R A:

Representa a morte preciosa de Cristo e sua ressurreição, usada principalmente em sepultamento (Fez parte das especiarias que puseram no corpo de Jesus no sepulcro - João 19.39). JESUS na Cruz rejeitou vinho com MIRRA, oferecido para aliviar as dores - Marcos 15.23.
A raiz hebraica da palavra MIRRA significa Fluir.
Goma, resina odorífera, medicinal, produzida pelo BALSAMODENDRO, através de golpes feitos na casca da árvore. Mas o original em Gênesis 37.25 e 43.11 indica a resina odorífera produzidas por plantas da família das cistáceas e, mais propriamente, chamada ládano ou labdano.
Mencionada na Bíblia como ingrediente do óleo da unção, para o tabernáculo (Êxodo 30. 23).
Usada durante 6 meses para purificação das damas da Pérsia. (Ester 2.12)
Apresentado pelos magos ao Menino Jesus (Mateus 2.11)
A referência á mirra em Cântares 5.5 e 13, implicam uma preparação, designada pelo nome de óleo de Mirra.
Como perfume, Salmos 45.8;(União de Cristo e a esposa) Provérbios 7.17; Ct 3.6
Em outros tempos era muito estimada, mas hoje quase não é usada, a não ser pelos turcos que apreciam a planta como perfume - Apocalipse 18 - 13.
Só foi introduzida no Egito em tempos posteriores a José, Era oferecida aos governadores do Egito.
Modo aplicado: Na unção e consagração dos lares, onde a palavra MIRRA em Hebraico significa fluir, quanto estivermos ungindo nossos lares, devemos pedir ao Senhor em nome de Jesus que flua a paz, a prosperidade, o amor, o entendimento (Conforme a sua necessidade), devemos pedir que flua a presença do Espírito Santo nos mostrando se há legalidade em nosso lar para que ele seja completamente purificado e consagrado ao Senhor.

N A R D O:


Óleo aromático extraído de uma planta da índia, o qual era de grande preço. ( João 12.3 a 5). Perfume penetrante, extraído das raízes dessa planta, da família das valerianáceas.
Uma planta odorífera. Em algumas passagens do A.T. há referência de seu uso como sendo um perfume. (Cantares 1.12; 4.13,14).
Nos mencionados textos do N.T. a palavra grega, com um qualificativo, tem a significação de nardo pístico. Espisca nardo, vem da expressão da Vulgata Latina Spicati nardi, uma referência as espiguetas que se encontram na base da planta, e das quais se extrai o perfume.
Jesus ungido com o preciosíssimo perfume de nardo. Marcos 14.3
O nardo usado nesta ocasião, valia 300 denários, isso é, 300 dias de serviço de um trabalhador, Marcos 14.5 e Mateus. 20.2
Usado para ungir pessoas que necessitam de um renovo espiritual, na prática da oração, trás convicção da presença interior do Espírito.
O NARDO, nos trás nas escrituras uma aceitação e participação da morte e ressurreição de Cristo. Não existe comunhão com o Senhor Jesus se não for através de sua morte, com Jesus morremos e ressurgimos como nova criatura. Marcos 14: 3 a 9 e João 12: 3 a 7, são passagens claras a este respeito.
Modo aplicado: Na unção para consagração de obreiros, de novos discípulos, diáconos, presbíteros, pastores, solicitando reforço espiritual, revestimento de poder e armadura de Deus para que sejam frutífero na casa do Senhor.

A L O É S:

O aloés das Escrituras não tem relação com a florida planta dos jardins modernos de cuja as folhas se extrai uma resina amarga e purgativa. Refere-se a uma madeira preciosa e odorífera da árvore: AQUILARIA AGALLOCHA, da qual se extrai uma resina usada para perfumar roupa e camas. (Salmos 45.8; Provérbios 7.17).
Menciona-se como uma das especiarias mais preciosas Cantares 4: 14
Desde tempos remotos foi empregado no Oriente, para fins sagrados e comuns. Nas passagens de Salmos 45.8, Cantares 4.14 e Provérbios 7.17, está o aloés juntamente com mirra como perfumes agradáveis e atraentes.
O uso mais memorável desta especiaria foi no sepultamento de Jesus, em que tomaram parte José de Arimatéia e Nicodemos. (João 19.39), se o composto de 50 quilos que Nicodemos usou tinha considerável proporção de aloés, foi preciosíssimo.
Existem mais de 250 espécies diferentes de aloés no mundo, e desenvolve-se em climas tropicais temperados, não conseguindo sobreviver a temperaturas negativas. As folhas são espessas, esguias e espinhosas que crescem a partir de um pequeno talo junto ao chão. Tem sido considerada ao longo do tempo uma planta medicinal, usado como Anti - inflamatório, fungicida, antibiótico e regenerador, tem um forte teor de enzimas(92), que ajudam a assimilar os nutrientes e purificar o organismo. As espécies mais conhecidas são: Aloés de Barbado (Babosa) e o Aloés Arbóreo.
Modo aplicado: Usada junto com o Bálsamo na unção de enfermos. Jesus é o médico dos médicos e ungimos o enfermo dando ordem que a enfermidade saia em nome de Jesus, pois reconhecemos e acreditamos que Ele levou sobre si nossas enfermidades.

C I N A M O M O:

Gênero de lauráceas aromáticas, que compreende a cânfora, a caneleira, Etc. Substância aromática que alguns supõem Ter sido a canela.
É a casca de uma árvore, importada do extremo oriente - Cochinchina, Ceilão e a costa de Malabar. Sendo conhecida na Palestina desde tempos remotos. Acha-se mencionada em Êxodo 30.23, como uma das partes componentes do óleo da Santa unção e em Provérbios 7.17, como um perfume para o leito, em Cantares 4.14, como uma das plantas do jardim que é a imagem da noiva, e Apocalipse 18.13 (Canela de cheiro), como uma das mercadorias da grande Babilônia.
Representa a doçura e eficácia da morte de Cristo.

Modo aplicado: Usado junto com Rosa de Sarom na unção de casais. Pedindo a Deus que haja paz harmonia, amor, compreensão. Que retire toda artimanha de satanás, todo demônio da contenda, da prostituição, do vício ... (Conforme o caso). O casal pode receber esta unção juntos ou se um dos dois não aceita a unção, ungir o lado da cama que dorme ou o travesseiro, ou como o Espírito te orientar.

L Í R I O D O S V A L E S

Uma flor que vicejava nos largos vales da palestina. Cantares 2: 1. Crescia entre os espinhos Cantares 2 : 2 e nos pastos. Cantares 2.16 - 4.5 e 6.3.
Foi cultivada nos jardins. Cantares 6.2
Tem perfume semelhante a Mirra. Cantares 5.13
A sua formosura é indicada quando o Senhor promete a Israel penitente que florescerá como o LIRÍO. Oséias 14.5
Mateus 6.28 ( assim como Deus cuida dos Lírios que crescem com formosura, Ele cuida de nossos filhos). I Reis 7: 19,22,26. (os Lírios foram usados para enfeitar o templo do Deus Altíssimo, assim como as crianças enfeitam a igreja e nosso lar)

Modo aplicado: Usado junto com a cássia na unção das crianças, uma vez que desejamos a proteção do Senhor para nossos filhos. O mundo atual, está cheio de espinhos, ( Televisão, entretenimentos, vício, más companhias ...), que as vezes tornam nossos filhos rebeldes, sufocando a educação do lar e da igreja. Somente o poder de Deus através da unção da fé poderá guardar a mente de nossos filhos e torna-los no futuro homens e mulheres de Deus. É muito bom ungir a criança durante o sono, orando e profetizando exatamente como queremos que ele seja. Ame, oriente, não imponha sua vontade de maneira agressiva, ore e viva como verdadeiro discípulo de Jesus. Suas ações falam mais que palavras.

ACÁCIA OU CÁSSIA

Um dos ingredientes do óleo sagrado para unção. Êxodo 30.24
Casca aromática semelhante a canela.
Árvore que produz goma, vinha da Arábia ou da Índia.
Representa o poder da ressurreição.
No Salmos 45, descreve profeticamente a união de Cristo com sua igreja, nos versículos 7 e 8 a palavra diz: ‘Tu amas a justiça e aborrece a impiedade: por isso Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. Todas as suas vestes cheiram a Mirra, Aloés e a CÁSSIA, desde os palácios de marfim de onde te alegram".
Acácia e o Cinamomo pertencem a mesma família, o Cinamomo provém do interior de uma casca e a Cássia da parte exterior. Tais plantas freqüentemente vivem em lugares onde outras plantas não conseguem crescer.
Nos tempos antigos, a Acácia era usada como repelente contra insetos.
A Acácia portanto, representa o poder, a eficácia da ressurreição de Cristo. A ressurreição de Cristo pode opor-se a qualquer tipo de ambiente, e sua ressurreição é certamente um repelente, Ela afasta todos os insetos malignos e, especialmente a antiga serpente o diabo. Veja Êxodo 30.24 - Salmos 45.8
Modo aplicado: Usado junto com Lírio dos Vales na unção das crianças, uma vez que desejamos a proteção do Senhor para nossos filhos. O mundo atual, está cheio de representações malignas, ( Televisão, entretenimentos, vício, más companhias ...), que as vezes tornam nossos filhos rebeldes, sufocando a educação do lar e da igreja. Somente o poder de Deus através da unção da fé poderá guardar a mente de nossos filhos e torna-los no futuro homens e mulheres de Deus. É muito bom ungir a criança durante o sono, orando e profetizando exatamente como queremos que ele seja. Ame, oriente, não imponha sua vontade de maneira agressiva, ore e viva como verdadeiro discípulo de Jesus. Suas ações falam mais que palavras.
ROSA DE SAROM

Diversas variedades abundam na Palestina.
Cantares 2.1 - Eu sou a Rosa de Sarom (Terreno plano, planície entre as montanhas de Efraim e o mar mediterrâneo, e entre o Carmelo ao norte e Jope ao sul. Foi este o Sarom que se tornou célebre pela sua beleza e fertilidade. E ainda conserva estas suas qualidades, encontrando-se na primavera adornada de lindas rosas brancas e vermelhas, também de narcisos, cravos e lírios brancos e cor de laranja.
Isaías 35.1 - O deserto e os lugares frescos se alegrarão disto, e o ermo exultará e florescerá como a ROSA.
A mais popular, apreciada e cultivada das flores, por sua beleza e fragrância.
Do gênero Rosa, com centenas de espécies, pertencente a família das Rosáceas e se apresentam sob numerosas variedades, com grande distribuição geográfica.
Tem hastes espinhosas, folhas pecioladas, se apresentam ora isoladas, ora em cachos.
Hoje largamente cultivada pelo valor ornamental das flores, usada para demonstrar amor, geralmente nos dias dos namorados e nos dias das mães. Esposos costumam presentear no aniversário de casamento. Muito apreciada pelas mulheres.
Modo aplicado: Usado junto com Cinamomo na unção de casais. Pedindo a Deus que haja paz harmonia, amor, compreensão. Que retire toda artimanha de satanás, todo demônio da contenda, da prostituição, do vício ... (Conforme o caso). O casal pode receber esta unção juntos ou se um dos dois não aceita a unção, ungir o lado da cama que dorme ou o travesseiro, ou como o Espírito te orientar.

B Á L S A M O:


Resina aromática que resuma de certos vegetais.
Um tipo de óleo das regiões de Gileade. Era exportado para o Egito (Gênesis 37.25) e para Tiro, (Ezequiel 27.17)
Mencionada como propriedade curativa conforme Jeremias 46.11.
...Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta com bálsamo (ungüento) ungiu meus pés ... Lucas 7.46
...Aproximou-se Dele uma mulher trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo... Mateus 26.7
Jeremias 8.22, o profeta lamentava pela perda do seu povo: Acaso não há bálsamo em Gileade? Ou não há médicos?
Para nossos dias: Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e faça oração sobre eles, ungindo-os em nome do Senhor. Tiago 5.14.
Veja também: Gênesis 43.11 - Cantares 5.13 / 6.2 - Jeremias 46.11 / 51.8 - Mateus 26.7.
Modo aplicado: Usada junto com o Aloés na unção de enfermos. Jesus é o médico dos médicos e ungimos o enfermo dando ordem que a enfermidade saia em nome de Jesus, pois reconhecemos e acreditamos que Ele levou sobre si nossas enfermidades.


C Á L A M O:

O Cálamo, (Cana aromática) exala doce cheiro (Cantares 4.14).
Mencionada em Êxodo 30.23, é uma cana, especiaria usada na composição do óleo sagrado para unção.
A raiz hebraica da palavra Cálamo significa levantar-se.
Se desenvolve em pântanos e lugares úmidos, na Arábia ou na Índia.
Representa a ressurreição do Senhor Jesus Cristo, pois foi posto num pântano, numa situação de morte, mas pelo Espírito na ressurreição ficou e está em pé.
Em Mateus 12.20, quando a palavra nos diz: Não esmagará a cana quebrada... é uma alusão da ressurreição de Jesus.
Veja também em Ezequiel 27.19 e Jeremias 6.20.
Modo aplicado: Na unção dos lares problemáticos em ruínas, e de pessoas que precisam ressurgir em suas vidas financeiras, que se encontram num pântano de dívidas, desempregadas, que precisam de proteção divina em seus negócios, para repreender olho grande e todo o impedimento de progredir financeiramente.

ÓLEO DA UNÇÃO

Líquido gorduroso e untoso.
A unção com óleo tipifica o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência.
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas ... Isaías 61.1
Unges a minha cabeça com óleo... Salmos 23.5. Com o meu Santo óleo te ungi... Salmos 89.20.
Jamais falte o óleo sobre sua cabeça. Eclesiastes, 9.8.
... expeliam muitos demônios e curavam enfermos ungindo-os com óleo. Marcos 6.13.
Ungiu com óleo de alegria, porque amou a justiça e aborreceu a iniquidade. Hebreus 1.9. Óleo de alegria ao invés de pranto, veste de louvor ao invés de espírito angustiado... Isaías 61.3
... quando jejuais, unge a cabeça e lava o rosto com alegria. Mateus 6.17.
Segundo Benny Hinn (missionário e escritor), a unção é a presença do Espírito Santo.
Modo aplicado: Quando você não deseja que fique aroma na unção, para pessoas com alergias. Para toda a finalidade de acordo com sua Fé em Jesus.



A Z E I T E

Óleo extraído da azeitona, de outras frutas ou da gordura de certos animais. (A principal fonte entre os judeus era a Oliveira).
Mencionado como alimento: I Reis, 17.14 e II Reis 4.4
Como óleo Da consagração: I Samuel 10.1 - Êxodo 29 de 2 a 23 e Levítico 6 de 15 a 21 e 8.12.
Usado para luz: Mateus 25.13
Usado como medicamento: Isaías 1.6 - Marcos 6.13 - Lucas 10.34 - Tiago 5.14.
Indicava alegria, porém a sua falta, denunciava tristeza ou humilhação. Isaías 61.3 - Apocalipse 6.6.
O azeite era usado pelos Judeus em ocasião festiva, mas em tempo de luto ou de calamidade abstinham-se de usá-lo.
Outros versículos sobre o azeite: Gênesis 28.18 - Deuteronômio 31.13 e 33.24 - I Samuel 16.13 - Jó 29.6 - Miquéias 6.7 - Salmos 55.21 e 104.15.

P E R F U M E:

Cheiro agradável; composição industrial que exala este cheiro.
Segunda a arte do perfumista Êxodo 30.35
Era comum o uso de perfumes entre os hebreus e outros orientais, antes de serem conhecidos dos gregos e romanos.
Moisés fala da arte de perfumista do Egito, e refere-se a composição de 2 perfumes: um era para ser oferecido sobre o altar de ouro, outro para ungir o sumo sacerdote e os vasos sagrados. (Êxodo 30.23,25,34)
Os perfumes eram também empregados na embalsamação, sendo composto de mirra, aloés e outros. Muitas pessoas também se perfumavam (Daniel 10.3) (Nem me ungi com ungüento - significava: Não me perfumei)
O esposo nos Cantares de Salomão, recomenda o perfume da sua esposa. (Cântares 3.6)
Leito que se encheu de perfume 2. Cr 16.14
Seis meses ... com os perfumes Et 2.12
Queima de perfumes 2 Cr 16.14
Como o óleo e o perfume alegram Provérbios 27.9
Somos para com Deus um bom perfume 2. Co 2.15

PERFUMISTA:

Aquele que vende ou fabrica perfumes. A arte do perfumista Ex. 30. 25,35 ; 37.29.

C H E I R O:

Impressão produzida no sentido do olfato pelas partículas odoríferas.
Isaque aspirou o suave cheiro da roupa de seu filho, como o cheiro do campo que o Sr. Abençoou. Gênesis 27.27
É de extrema importância um aroma agradável para aquele que freqüenta determinado lugar.
Aroma agradável atrai, o desagradável, repele. É tamanha a importância do aroma, pois quando estamos resfriados e não detectamos odores, a comida parece perder o sabor, pois este está relacionado ao cheiro.
Através da adaptação sensorial, nos adaptamos e deixamos de sentir certos estímulos.
O olfato fornece informações sobre substâncias químicas suspensas no ar e solúveis em água ou gorduras. Materiais odorosos excitam os receptores conhecidos como bastonetes olfativos (são as pontas dentríticas dos neurônios), localizado no alto da cavidade nasal. A cada quatro ou cinco semanas, há uma substituição dos bastonetes olfativos.
São nossos afetos que dão um colorido especial a conduta de cada um e as nossas vidas, temos maior prazer em estarmos ao lado de alguém que exale um bom aroma, do que estarmos ao lado de uma pessoa mal cheirosa. Na bíblia, informa que a jovem donzela, era preparada meses antes, com aromas, para enfim ser apresentada ao seu futuro esposo.
Nosso corpo é templo do Espírito Santo, deve exalar um bom perfume, suave, que não agrida o espaço dos outros e que dê prazer na permanência ao nosso lado.

A L A B A S T R O :

Espécie de mármore branco. Os antigos preferiam vasos de fino alabastro para guardar perfumes.
Mateus 26.7 - Marcos 14.3 - Lucas 7.37 e Ester 1.6.

Desde o tempo da antigüidade costumava-se presentear com aromas. Jacó no período de fome, ao enviar Benjamim ao Egito junto com seus irmãos para comprar comida, não sabendo que era José, seu filho amado o governador do Egito, enviou presentes preciosos a fim de que toda a transação fosse boa e que retornassem com Benjamim, como nos relata Gênesis 43.

Então disse-lhes Israel seu pai: Pois que assim é, fazei isso; tomai do MAIS PRECIOSO desta terra em vossos VASOS, e levai ao varão um presente: Um pouco de BÁLSAMO, um pouco de mel e especiarias, e MIRRA, terebinto e amêndoas . Gênesis 43.11


Modo aplicado: Para presentear ou deixa-lo em casa como e enfeite e comodidade na hora da unção do lar, de visitantes ou conforma a necessidade.



Fonte:

Pequena Enciclopédia Bíblica
Editora Betânia

Dicionário Bíblico Universal
Editora Vida



..Quem escreveu o artigo acima?
Clique para ler este artigo
Ap. Osmarino Araújo
O Apóstolo Osmarino Correia de Araújo é Presidente da Comunidade Apostólica Atos II com sede em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Também é escritor. conferencista, compositor e ministro de louvor profético, com o CD "Sopra Sobre Nós...", gravado Ao Vivo e O CD "SUBSTITUIÇÃO".

Contatos e Convites:

Telefones:
(21) 3086-6389- Claro fixo
(21) 99981-9410 - Vivo
(21) 98260-6281 - Tim
(21) 98451-8357 - Oi
(21) 97518-1405 - Claro
(21) 2449-9168 (Cx Postal Virtual - Deixar recados)

E-mails:
pastorosmarino12@hotmail.com
ap.osmarino12@gmail.com
osmarinoaraujo12@yahoo.com.br
Msn:
pastorosmarino12@hotmail.com
facebook
pastorosmarino12@hotmail.com
   

Outros artigos do autor:

Leões Enjaulados
A Restituição dos Valores Sequestrados
Sarepta, o Crisol de Deus - Extraindo Milagre do meio da Crise
Inaugurando um tempo de honra, respeito, conquistas e prosperidade
A Unção Apostólica é Cura e Restituição para uma Geração